Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

sábado, 14 de abril de 2012

Dor no cotovelo em crianças



"Pronação Dolorosa"



Trata-se de uma das urgências mais comuns em ortopedia pediátrica.


Entendendo o Problema

O cotovelo é uma articulação formada por três ossos:

- Úmero
- Cabeça do rádio - Osso responsável pelos movimentos rotacionais do antebraço
- Ulna

  A estabilidade articular depende do formato dos ossos e da integridade dos ligamentos.

  Para que a cabeça do rádio funcione adequadamente é necessário a integridade de um ligamento conhecido como ligamento anular. Com isso, conseguimos realizar os movimentos livremente do cotovelo tanto em flexo-extensão como os movimentos rotacionais do antebraço, supinação, em que a palma da mão fica para cima e pronação, em que a palma fica para baixo.

  A lesão do ligamento anular faz com que parte do ligamento fique interposto entre a cabeça do rádio e o úmero, levando a dor e bloqueio do movimento do cotovelo, o que chamamos de “pronação dolorosa”. A criança imediatamente deixa de usar o braço e qualquer tentativa  de movimento causa dor. 





A história contada pelos pais é característica: 

  Relatam que estavam caminhando com a criança, segurando-a pela mão e, em determinado momento, resolvem puxá-la pela mão para segurar no colo. Ou, na tentativa de impedir uma queda, puxam a criança pela mão, promovendo um movimento forçado no cotovelo com consequente lesão.

 tração exercida no antebraço, provoca uma lesão ligamentar com parcial interposição ligamentar no espaço articular do cotovelo. Imediatamente a criança sente dor, chora, e passa a não utilizar mais o braço e cotovelo, mantendo-o paralisado ao lado do corpo. 

Características dos Pacientes

  Geralmente são crianças abaixo dos 5 anos de idade. O sexo mais acometido é o feminino.

Consulta Médica





 Encontramos uma criança de baixa idade que só movimenta um dos cotovelos.

 Qualquer tentativa de estimular o movimento do cotovelo acometido não tem sucesso.

 O que mais chama a atenção é o verdadeiro bloqueio do movimento.

 Não há inchaço, vermelhidão, roxo ou lesão na pele.
 Pode ter história de queda.

Exame de imagem é necessário?

 Só deve ser feito em caso de dor após queda, para diagnóstico diferencial de fratura do cotovelo. Na pronação dolorosa o exame de imagem é normal.

Como é feito o diagnóstico?

Com boa história colhida com os pais e exame clínico.



Tratamento



 É  necessário manipular suavemente o cotovelo promovendo o desbloqueio articular. Essa manobra deve ser realizada, obrigatóriamente, por médico treinado, de forma suave.

 Quando bem sucedida, imediatamente a criança tem alívio da dor e desbloqueio do cotovelo. Rapidamente começa a movimentar o cotovelo acometido como se nada tivesse acontecido. Não necessita imobilização.

 Orientamos sempre os familiares a não repetirem o movimento que originou a lesão, pois isso poderá acarretar recidiva da lesão.

 Portanto, pronação dolorosa é uma urgência ortopédica que deve ser resolvida imediatamente com reconhecimento precoce e tratamento adequado. Trata-se de uma lesão de bom prognóstico, geralmente não deixa sequelas e raramente será necessário fazer cirurgia.

Um abraço a todos
Dr. Mauricio Rangel.

2 comentários:

  1. Por falar nisso estou com um paciente seu la na clinica com fratura, com o cotovelo mtuito bloquiado, to suando na mobilização, rs, mas ta melhorando bem...
    Seu blog ta show de bola!

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maicon, lembro desse paciente teve uma grave fratura-luxaçao do cotovelo, chegou para mim ja tratado por outro colega porem com grande restriçao de movimento. Recomendei fisioterapia para ganho de movimento e tenho certeza que esta em boas maos,sendo tratado com vc.Um forte abraço.Bom final de semana!

      Excluir