Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tumoração no ombro de crianças:



Pseudoartrose congênita da clavícula:




O termo pseudoartrose significa interrupção do processo de consolidação óssea, podendo ocorrer após fratura ou de origem congênita.

Na pseudoartrose congênita da clavícula, ocorre a formação de dois fragmentos que não são unidos e formam uma falsa articulação.



Por que ocorre?




A clavícula é desenvolvida a partir de dois núcleos ósseos que se unem dando origem a um único osso. 

A principal teoria seria de uma falha, de origem congênita, na união dos dois núcleos de ossificação, dando origem a uma falsa articulação entre os fragmentos. e uma consequente tumoração local.


Como é suspeitado?




Clinicamente, o que os pais notam, é o surgimento de um caroço (tumoração), na clavícula, indolor e de crescimento progressivo.

A mobilidade do ombro e do pescoço é normal.

Há uma evidente preocupação com a tumoração observada e a opinião médica é necessária.

A clavícula é um osso superficial e, qualquer alteração na sua anatomia, logo é percebida pelos familiares.


O diagnóstico diferencial:


Uma das principais causas de aumento de volume na clavícula de recém-nascidos é a consolidação de fraturas da que ocorreram por ocasião do nascimento (tocotraumatismo), em partos de difícil extração e traumáticos.

Nestes casos, há o relato dos familiares de que a criança apresentava, na maternidade, dor a manipulação do ombro, menor movimentação ativa do braço do lado da fratura, seguido pelo surgimento do caroço ósseo.

Essa história, associado a imagem radiológica de calo ósseo, faz o diagnóstico e, orientações quanto a evolução favorável para resolução espontânea do caroço, devido a remodelação óssea é tudo que precisamos fazer.



Disostose cleidocraniana:




Trata-se de uma patologia congênita em que a criança nasce sem uma parte da clavícula ou até mesmo, completamente sem clavícula.
O exame clínico associado a imagem radiológica faz o diagnóstico.

A pseudoartrose congênita da clavicula pode ocorrer em ambas as claviculas porém, é mais comum no lado direito.

A função do ombro geralmente é absolutamente normal.
 
Algumas crianças referem algum desconforto, intermitente e mal localizado, não exigindo uso de analgésicos para alívio sintomático.

A principal queixa de familiares tem respeito a tumoração local, que oferece aspecto estético desfavorável pois, é bem visivel em um osso que é superficial.

Quando a tumoração for grande e causar desconforto, seja pelo seu tamanho ou por alguma queixa dolorosa local, mesmo que intermitente, o tratamento deve ser oferecido.


O tratamento:



Tem por objetivo a ressecção da tumoração óssea e a obtenção da união dos fragmentos ósseos da clavícula.

A única forma de tratar é com cirurgia ortopédica.

A pseudoartrose deve ser completamente ressecada e, enxertia óssea deve ser realizada com fixação interna, para a obtenção da consolidação e correção da deformidade.

O osso utilizado para enxerto é da própria criança e retirado da crista ilíaca (osso da bacia).

Os melhores resultados são obtidos em crianças operadas após os 4 anos de idade.

Os resultados operatórios são excelentes e a satisfação de familiares muito grande.

Um abraço  a todos,

Dr. Maurício Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239
E-mail: dr.mauriciorangel@yahoo.com.br



4 comentários:

  1. ola doutor apareceu um caroço no ombro do meu filho fiz um raio x e o medico falou q seria clavícula quebrada já faz um ano e ainda não formou o calo ósseo ele nunca reclamou de dor e mexe o ombro normalmente gostaria de saber o q pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, interrupção da consolidação chama-se pseudoartrose. Maiores esclarecimentos somente em consulta ortopédica, tel. Para agendamento de horário, (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir
  2. Boa noite doutor, minha clavícula inchou um pouco de um lado, meu ombro e o osso doem um pouco, não quebrei e nem prático esportes, será que pode ser tumoração ossea? tenho 24 anos. o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, a única forma de saber é através de uma avaliação médica ortopédica em consulta, com exame físico e avaliação de imagens. tel. para agendamento de horário é (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir