Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

O acentuado geno varo (pernas arqueadas) em crianças





O arqueamento das pernas na criança é uma situação bastante frequente encontrada nos consultórios.


Na maioria das vezes trata-se de uma situação benigna e temporária, ou seja, geno varo fisiológico, com expectativa de correção espontânea progressiva.

Existem situações de arqueamento das pernas patológico (pernas tortas para fora), em que a correção não ocorre espontâneamente, muito pelo contrário, onde a história natural é para piora progressiva, se não tratado precocemente.

É muito importante o reconhecimento por parte do profissional da saúde daqueles casos de evolução desfavorável para que a indicação de tratamento seja feito nas idades adequadas, quando a deformidade é progressiva.

O caso citado abaixo reflete a demora no reconhecimento de uma deformidade progressiva, fazendo com que a criança chegasse na primeira consulta comigo com essa deformidade grave e já praticamente com impossibilidade para caminhar mesmo pequenas distâncias.


O que fazer nesta situação?


Criança, menina, 5 anos de idade, com acentuado arqueamento dos membros inferiores, grande dificuldade para a marcha, já tendo sido atendida por diversos profissionais de saúde, sem receber a indicação para o tratamento adequado.


O exame físico:




O acentuado arqueamento é localizado no segmento logo abaixo do joelho, osso conhecido como tíbia, onde, além da deformidade angular evidente, há também deformidade rotacional interna, ou seja, ao ficar em posição de pé, os pés ficam virados para dentro.

O exame ligamentar dos joelhos revelam uma grave instabilidade com as manobras provocativas, característico de situações de arqueamento patológico.

Não há desigualdade no comprimento dos membros inferiores.

A criança só consegue caminhar pequenas distâncias, dentro do domicílio e sempre amparada pelo apoio de um familiar ou na mobília.


O exame radiológico de imagem:




Feito com a criança em posição de pé, evidencia lesão na região de crescimento medial e proximal da tíbia, osso logo abaixo do joelho, provocando o crescimento assimétrico deste osso, acentuando cada vez mais a deformidade.

A patologia é bilateral, as demais regiões de crescimento estão preservadas e normais.


O tratamento indicado:


Após a análise do caso através da história clínica, exame físico e de imagem, foi indicado a correção cirúrgica da deformidade, com um procedimento ósseo, chamado de osteotomia, onde é feito um corte cirúrgico no osso permitindo  o seu realinhamento, corrigindo portanto a angulação e a deformidade rotacional interna associada no mesmo ato operatório.

A indicação de correção foi feita em ambos os membros inferiores no mesmo ato operatório.

Existem diversas técnicas para realizar a mesma cirurgia porém, a escolhida para esse caso, foi a correção utilizando um aparelho de fixação externa pois, permite a correção imediata, não usa gesso, a criança pode mobilizar precocemente as articulações e ficar em pé e caminhar com auxílio de andador ou muletas também de forma precoce. 





Os cuidados necessários são a manutenção da higiene dos pinos, no contato com a pele e as visitas regulares para o acompanhamento pós-operatório.


O resultado:



Após a consolidação adequada da osteotomia e a retirada do aparelho de fixador externo, observamos a correção satisfatória e o restabelecimento da marcha adequada da criança.


Conclusões:



Arqueamento das pernas na criança é uma deformidade que precisa ser acompanhada pelo ortopedista pediátrico.

Na maioria das vezes a deformidade tem comportamento benigno com correção espontânea dentro dos prazos determinados.

Reconhecimento dos casos desfavoráveis e que exigem tratamento deve ser feito de forma precoce para que a correção seja feita antes do surgimento de deformidades tão acentuadas como a citada acima.


Um abraço a todos.

Dr. Maurício Rangel

Tel. (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239

Um comentário: