Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Conhecendo as complicações ortopédicas da catapora.




catapora ou varicela é uma infecção viral comum da infância, causado pelo vírus Varicela Zoster.


A doença tem evolução aguda e, na maioria das vezes, curso benigno.

Cursa com surgimento de lesões na pele maculopapulares, ou seja, lesões avermelhadas, com muita coceira, que dão origem a pequenas bolhas e, posteriormente, surgem crostas "casquinhas".




A distribuição das lesões é predominantemente na na face e tronco.

A criança apresenta febre, abatimento, perda de apetite.

A doença é benigna e autolimitada porém, podem surgir complicações sendo responsáveis por internação hospitalar para tratamento.

As princiipais complicações são gastroenterite com desidratação, pneumonia e meningoencefalite.




Aproximadamente 6% das complicações na catapora, são relacionadas ao sistema musculoesquelético, devido a infecção bacteriana secundária nas lesões cutâneas.

Podem surgir:

- Infecção bacteriana secundária na pele e tecido subcutâneo, sem formação de coleção purulenta, conhecido como celulite.

- Formação de coleção purulenta no tecido abaixo da pele, conhecido como abscesso.

- Infecção bacteriana muscular com formação de abscesso, chamado de piomiosite.

- Infecção bacteriana articular, chamado de artrite séptica.

- Infecção ósssea denominada de osteomielite.

O diagnóstico precoce das complicações musculoesqueléticas na catapora, permite o pronto tratamento evitando o surgimento de sequelas tardias.


Como reconhecer uma complicação musculoesquelética?




O principal quadro apresentado pelas crianças vem a ser o surgimento de dor no membro acometido com inchaço (edema), impossibilidade de apoiar o membro inferior no chão para a marcha e febre.

Investigação laboratorial e de imagem quanto a possibilidade de infecção bacteriana secundária deve ser realizada.

Devemos chamar a atenção para a importância da elevação das células de defesa do organismo e dos marcadores de inflamação na avaliação laboratoiral.

Exames de imagem como ultrassonografia musculoesquelética, tem fundamental importância para localização de coleções purulentas no tecido subcutâneo, muscular ou articular que, quando presentes, exigem pronta drenagem cirúrgica.




Estudos revelam qua a maioria das complicações esqueléticas na catapora são as infecções de tecidos profundos nos membros sendo os abscessos e a piomiosite os principais diagnósticos.

Uma vez identificado o problema, o tratamento imediato multidisciplinar deve ser realizado (ortopedista para a drenagem cirúrgica da coleção purulente infecciosa, infectologista e pediatra para a terapia antibiótica recomendada).


Conclusões:




É importante suspeitar de complicações esqueléticas em toda criança com varicela (catapora), que não quer andar, com dor articular, febre e que apresenta exames laboratorias sugestivos de infecção bacteriana secundária.

O tratamento imediato é importante para evitar sequelas tardias.

Um abraço a todos,

Dr. Maurício Rangel

Tel. consultório: (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.

Nenhum comentário:

Postar um comentário