Criança e Saúde

Criança e Saúde
Conheça o novo site!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O diagnóstico tardio da escoliose. Por que ocorre?




 A escoliose é um desvio lateral e rotacional da coluna vertebral.

É frequentemente observado pelos pais da criança ou adolescente, através da observação de sinais simples como:

- Desnível na altura dos ombros;
- Desnível na bacia (pelve);
- Assimetria na cintura.


A manobra de inclinação anterior do tronco com evidente formação da gibosidade (caroço) nas costas, chama a atenção para curvas estruturadas, rígidas, que exigem diagnóstico e tratamento precoce.

Nos dias atuais, ainda nos deparamos com pacientes que tem, na sua primeira consulta, curvas escolióticas graves, valores angulares acima de 40 graus, impossibilitando a indicação do tratamento conservador, tendo portanto, seu diagnóstico já em fase tardia de evolução.



Para tentar entender os motivos do diagnóstico tardio e tentar mudar este cenário, diversos publicações científicas abordaram o assunto, com alguma conclusões interessantes que merecem uma reflexão de todos nós.

Estima-se que cerca de 5,5% das escolioses são diagnósticadas, na primeira consulta, com valores acima de 40 graus.

Assimetria nos ombros e cintura


Gibosidade com inclinação do tronco

A maioria dos responsáveis pela criança ou adolecente reconhecem que demoraram a procurar ajuda médica assim que souberam da suspeita de escoliose.

Os motivos para a demora mais citados foram:

- Desconhecimento sobre o que é escoliose, sua definição, história natural e suas implicações para a saúde da criança ou adolescente;

- Falta de tempo devido as ocupações profissionais dos pais, impossibilitando levar a criança para a consulta com o especialista;

- Iniciaram terapias alternativas, sem sucesso, antes de procurarem avaliação do especialista;

- Nunca foram informados da suspeita da deformidade em seus filhos/as, antes da consulta com o especialista.

A maioria dos estudos conclui que a falta de informação para os pais e cuidadores sobre a suspeita da deformidade e a pouca ênfase sobre a importância da avaliação precoce com o especialista, são os fatores que mais contribuem para a alta incidência do diagnóstico tardio da escoliose.


As sugestões para reverter este cenário residem em realizar um programa mais eficaz de informação para para os pais e todos os profissionais de saúde que lidam com crianças (pediatras, profissionais de educação física, recreadores, professores) e para a comunidade, como um todo, sobre como reconhecer a escoliose e enfatizando a importância da avaliação precoce com o especialista, na presença de sinais da deformidade.

A retomada dos programas de triagem escolar para reconhecimento precoce da deformidade também ajudam a diminuir os elevados índices de diagnóstico tardio.

Com medidas simples permitimos que o diagnótico e tratamento sejam realizados precocemente, diminuindo assim as curvas que terão indicação cirurgica imediata.

Obrigado pela atenção.

Um abraço a todos,

Dr. Maurício Rangel.

Tel. para agendamento de consulta: (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239.

2 comentários:

  1. Dr. Maurício, boa noite!
    Minha filha tem 12 anos e por notar uma diferença no ombro e nas costas procurei um ortopedista. O resultado dos exames radiológicos são:
    Escoliose rotatória com desnivelamento da bacia e encurtamento do membro inferior esquerdo de 2,2 cm.
    O médico mandou que eu procurasse um ortopedista pediátrico, estou muito preocupada!!!! será que minha filha terá que usar palminha por muito tempo? Ela pode fazer atividade física normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a criança precisa de uma consulta médica e consultas médicas não podem ser feitas através de blog, internet, e-mail e etc. Só existe uma forma para uma consulta médica séria, apenas e, exclusivamente, com a presença da criança e do seu cuidador para que possa ser feito uma avaliação com exame físico adequado e avaliação com exames de imagem. Consulta médica através de relato de laudo de exame de imagem pela intenet e pelo blog, não dá! O blog nunca se destinou a oferecer consultas. Para agendar horário no consultório, os tel. são (21) 3264-2232/ (21) 3264-2239. Atenciosamente.

      Excluir